Transformação – Banco
Maior banco privado do Brasil, com +96 mil funcionários em suas operações nacionais e internacionais. A organização se destaca por oferecer um portfólio completo e diversificado de soluções financeiras, atendendo a todos os segmentos de clientes, desde pessoas físicas a grandes corporações.
Desafios encontrados
O principal desafio era melhorar a lucratividade e reduzir a lentidão decisória da organização. A operação era prejudicada pela alta complexidade, excesso de níveis hierárquicos e a falta de padronização em ferramentas e processos de gestão. O projeto buscou transformar a performance da empresa, implementando um modelo que tornasse as áreas mais rentáveis, enxutas e ágeis.
O que fizemos
8 anos em um projeto de transformação, passando pelas principais áreas da empresa.
Crédito ao consumidor
Melhoria da eficiência comercial, otimização do portfólio, foco em produto e pontos de vendas rentáveis.
Adquirência, cartões, crédito imobiliário, veículos e seguros
Redesenho da estrutura, spin-off de negócios de baixa rentabilidade, otimização de portfólio e redução de gastos.
Back office e tecnologia
Revisão do backlog e priorizações de TI, redesenho de estruturas e horizontalização, redução de gastos e implementação das rotinas de gestão.
Financeiro, riscos, RH e comercial do banco atacado
Redesenho da estrutura, centralização de atividades não core para o back office, foco em atividades que geram valor.
Jurídico
Segregação das atividades operacionais e estratégicas, criação de esteira operacional eficiente, definição de políticas e padrões de qualidade, e melhora em 13 p.p no índice de vitórias.
Filial no exterior
Captura das sinergias de estrutura organizacional, eliminação de estruturas duplicadas, simplificação de sistemas e ganho de eficiência.
Resultados
em receita
de redução em custos e despesas
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Redução de R$ 6,3 bi em custos e despesas
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Ganho de R$ 910 milhões em receita
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Melhora da governança
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Padronização de processos e ferramentas de gestão
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Otimização de portfólio e rentabilidade dos produtos/serviços
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Criação da cultura de acompanhamento de resultados
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Agilidade na tomada de decisão
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Estruturas mais enxutas
