Transformação – Varejista de Moda
Rede varejista de moda feminina e lingerie com 76 anos de tradição no mercado brasileiro. Como companhia de capital aberto, possui faturamento anual de R$ 2,75 bilhões, com foco nas classes B e C. Sua presença é nacional, com lojas estrategicamente localizadas em ruas e shoppings de todas as regiões do país
Desafios encontrados
Cenário: O projeto foi conduzido em um ambiente
macroeconômico adverso para o setor varejista,
marcado pela alta taxa de juros, retração do consumo,
acirramento da concorrência com players
internacionais e severa restrição de crédito no
mercado.
Desafio: Inserida neste contexto, a empresa enfrentava
uma severa crise de liquidez e prejuízos recorrentes,
resultando em um risco iminente de recuperação
judicial (RJ). A pressão sobre o caixa comprometia a
capacidade de honrar compromissos com fornecedores
e credores.
Objetivo: A missão prioritária era reverter o quadro
de queima de caixa por meio de uma reestruturação de
custos fixos, buscando a estabilização financeira de
curto prazo para garantir a continuidade da operação.
O que fizemos
- Encerramento de lojas deficitárias e sem potencial de melhora;
- Reorganização e redimensionamento da estrutura organizacional: span of control, CSC (centro de serviços compartilhados), aumento de produtividade e redimensionamento do backoffice;
- Standstill e renegociações de valores, prazo de pagamento e carência das dívidas com todos os fornecedores e credores;
- Estruturação da gestão do fluxo de caixa, ajuste no ciclo financeiro (PMR e PMP) e criação de modelagem financeira;
- Redução de CTO com otimização de m², redução de áreas ociosas e renegociação de alugueis;
- Melhora na eficiência operacional/comercial com redimensionamento de quadro operacional e backoffice, aumento na produtividade de vendas, redução de perdas, revisão de processos, outros;
- Otimização no abastecimento com melhora no giro, cobertura e assertividade na compra e abastecimento das lojas;
- SG&A e gastos operacionais: ações de redução em TI, logística, energia elétrica, manutenção, pessoal (benefícios, horas extras), SAC, outros; Reversão de prejuízo do canal Digital;
- Proposta de reposicionamento de marca com adequação no mix de produtos, preços e público alvo.
Resultados
Em último ITR divulgado, a empresa apresentou resultado positivo no último trimestre reportado, revertendo uma sequência de anos de prejuízo.
